segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Etnocentrismo


               É sem dúvida, curioso e paradoxal o fato de que o homem só avança com a descoberta do novo, do diferente e ao mesmo tempo resiste tanto a mudanças, ao desconhecido. Não me refiro à globalização, pois a entendo apenas como um fenômeno de mercado, quem sabe o germe da autodestruição do próprio capitalismo? Refiro-me sim ao etnocentrismo de grupos de uma mesma sociedade, com valores completamente diferentes. Padrões ultrapassados que querem nos impor como se fosse o normal, o modelo certo para o existir.

domingo, 18 de setembro de 2011

A verdade da verdade


A Verdade andava muito triste por dificilmente encontrar espaço no coração e na mente do homem. Certa feita, resolveu reunir todos os sentimentos na casa da irmã Esperança, objetivando descobrir uma forma certa de chegar até o ser humano sem assustá-lo. Satisfeita com o convite, o sentimento Mentira se fez presente para dizer sua "realidade" e gracejando foi o primeiro a falar: - Ora, dona Verdade, se os homens gostassem de você, desprezariam a mim, assim como desprezariam a Inveja, o Ciúme, o Egoísmo, o Orgulho, a Vaidade, a Idolatria, o Ódio, etc. Se somos a maioria preferida da humanidade, porque iríamos ajudá-la?

sábado, 10 de setembro de 2011

Eu poética

     
              Eu queria beber na fonte dos poetas, como se fosse fácil encontrar esse manancial de luz. Mas, lembrei que eles criam com o suor da alma. Queria escrever como um deles, apenas olhando em silêncio para uma folha de papel em branco e uma caneta. Entretanto, os poetas escrevem com a tinta das lagrimas, lagrimas que tem cores e nuances de emoções diversas. Eu queria descobrir por que os poetas escrevem mergulhando em vários eus, captam diferentes dores e amores e como eles fazem para descortinar a vida de outro ser e bem como do inconsciente coletivo. Como se fosse mágica, um pingo de luz me alcançou, ou terei sido eu que alcancei o pingo de luz? É que imediatamente me senti agraciada. Fiquei ali, esperando a manifestação rítmica dos dons, enquanto contemplava o mundo do meu Deus no mundo do meu eu. Senti uma inquietude angustiada bem conhecida, a naturalidade do sentir profundamente.