segunda-feira, 4 de março de 2013

Homem de pouca fé


Grandes nomes da história e das religiões definiram a fé como a força poderosa e absoluta, ensinada por Jesus. Mas nem sempre a fé é compreendida como ensinou o Cristo. É que se faz necessário a leveza da alma, para mergulhar nesse mistério de Deus.

A palavra fé, do Latim fides (fidelidade) e do Grego pistia, só aparece no Antigo Testamento no máximo duas vezes, a depender da tradução da Bíblia. No entanto, a mesma palavra aparece centena de vezes no Novo Testamento, no sentido de verdade inquestionável, da qual não se pode duvidar.
O próprio Jesus, quando esteve aqui na terra, sob a natureza humana; embora fosse o ser mais iluminado do planeta, teve que testar sua fé por quarenta dias e quarenta noites, no deserto. Só então se sentiu pronto para cumprir sua missão e realizar milagres. Se alguém estudar o Novo Testamento, vai verificar que Jesus foi a Boa Nova de Deus para os homens e a fé que Cristo pregou, a Boa Nova do Filho para a humanidade.

Vamos fazer uma citação da Bíblia sobre a fé: “A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem...” (Hebreus 11,1). Esta explicação por si só bastaria. Claro que por ser a fé um tema empolgante, ela foi descrita de diferentes formas, vejamos algumas: “A fé é um salto no escuro para os braços de Deus, quem não tem fé, nem salta e nem abraça, fica no escuro” (Neimar de Barros).

Já Machado de Assis escreveu o seguinte: “Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento”.

Vamos para uma discrição mais recente: “A fé consciente é liberdade./A fé instintiva é escravidão. /A fé mecânica é loucura”. (Paulo Coelho)

E o poeta Mário Quintana disse o seguinte: “Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior. É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz!”

Santo Agostinho disse o seguinte: “Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser”.

Cito mais uma bíblica: “Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: vai daqui para lá, e ele irá. Nada será impossível para vocês.” (Jesus Cristo).

Na minha humilde opinião, é grande o numero de pessoas que tem uma espécie de preguiça e, ou indisciplina enorme quanto aos caminhos que levam à fé. Talvez seja porque a primeira atitude para alcançar a fé é esvaziar-se de si mesmo, para só então receber a luz do Espírito Santo. Infelizmente, muitos religiosos de diferentes denominações preferem ignorar a leveza da alma, como pré-requisito para uma comunicação real com Deus, e passam a vida inteira buscando atalhos como se pudéssemos negociar com o Criador. Ou seja, pedindo às irmãs ou aos irmãos das igrejas evangélicas, que orem por elas, para que sua meta seja alcançada, do mesmo modo há católicos que jogam todas as responsabilidades de suas metas no colo dos santos de devoção, para que estes - empenhados juntos a Santíssima Trindade - lhes permitam receber a graça desejada. Passando assim a responsabilidade da própria fé para outros caminhos, quando esses esforços, feitos pela própria pessoa que busca a fé, nada mais são que uma forma de crescimento espiritual estabelecida por Deus. O Senhor sabe o que precisamos e não se nega a nos atender. Mas exige a humildade do perdão e a confiança da resposta.

Assim sendo, a fé, a paz, a serenidade; enfim, o equilíbrio pregado por Jesus parece difícil de alcançar, quando na verdade o homem simplesmente se nega a crescer. Fica esperando que Deus se renda a ele, mas não se rende a Deus; embora não perceba. Às vezes, esse tipo de pessoa pouco sabe sobre si mesma. E todos os dias Deus a perdoa e abençoa com saúde, trabalho, família etc. Ora, gente, um simples bom dia à Mãe Natureza, de coração aberto e fé elevada, é uma oração mais poderosa que qualquer ritual de horas em vão. E é aí que concordo, com o grande poeta que diz: “Deus quer, o homem sonha e a obra nasce...” (Fernando Pessoa).

No mais resta-nos a esperança de que todo homem de pequena fé, um dia crescerá e será cobrado de acordo com o seu entendimento. Até lá, será visto como criança e Deus lhe dá o frio conforme o cobertor, mesmo com a certeza bíblica. “Sem fé é impossível agradar a Deus...”. (Hebreus 11,6)

“E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?” (Mateus 14,31)

3 comentários:

  1. Irmã Adelma, continue semeando a preciosa semente da Palavra de Deus, nestes textos que o próprio Deus tem lhe inspirado para escrever.

    ResponderExcluir
  2. Adelma, uma mulher de fé!
    Deus te abençoe, amiga!

    ResponderExcluir
  3. Jesus Cristo é modelo de fé e conduta para toda a humanidade viver a plenitude do amor de Deus! Um grande beijo, prima!

    ResponderExcluir