quinta-feira, 14 de junho de 2012

O mundo está pegando fogo


O mundo está pegando fogo. É isso mesmo, pe­gando fogo sem aspas mesmo. Raios de sol infra-vemelhos estão descendo à  Terra sem serem filtrados, pois  o homem, em nome do progresso, furou a camada de ozônio. Camada protetora que a Natureza generosamente criou para defen­der o planeta do que pode­ria prejudicá-lo.

Esses raios aquecem de forma desequilibrada e in­tensa todo o globo, a ponto de desorientar as condições climáticas de todas as par­tes do "mapa": geleiras derretendo, secas e enchentes desordenadas etc. Hoje, o que mais preocupa os cientistas é o "buraco de ozônio" e, consequentemente, o "efeito estufa". 
Está acontecendo até o dia 22 deste mês, a Rio+20, um grande evento que reune cientistas de todo o mundo no Rio de Janeiro, na tentativa de discutir e viabilizar o chamado desenvolvimento sustentável. A conferência terá dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
A despeito de quem são ou deixam de ser os países mais poluidores do mundo, chegou a hora de nos irmanarmos na busca do equilibrio, que já está tão distante, por nossa culpa, nossa máxima culpa. Porém, todos os paí­ses regidos pelo capitalismo selvagem têm maior responsabilidade nesta busca do equilibrio. É que esses países emitem intensas nu­vens de poluição, formadas por produtos químicos, que destrõem o escudo protetor da Terra contra raios infra­vermelhos. Mas, será que cada um de nós, não somos responsáveis ou contribuintes diários para a des­truição do planeta? 
Está provado que todos os produtos químicos utili­zados em spray, que por sinal é o mesmo utilizado na fabricação de geladei­ras, são os grandes destruidores da camada de ozô­nio. Nós que em nome da praticidade e do "progres­so" utilizamos esses pro­dutos estamos, por isso mesmo, contribuindo para o aumento do buraco de ozô­nio, com nossos desodo­rantes, perfumes, purificadores de ambiente, dedetizadores etc. O pior é que muita gente já sabe disso e conti­nua usando esses produtos e, como desencargo de consciência, afirma que o que utilizam é muito pouco e, assim, não prejudica tanto o meio ambiente. Se a grande maioria pensa assim, isso significa que o homem é inconsciente de que grada­tivamente contribui para a própria destruição. Digo inconsciente, porque estou considerando o fato de que todo ser tende a preservar a própria espécie. Entretanto, não posso garantir se essa busca do ter sem medida, já não estaria alterando a própria psique do homem.
A Natureza é sábia e generosa, mas também sabe ser implacável, quando o homem tenta alterar a or­dem natural criada pela Divindade. Afinal, são bíblicas as pa­lavras: "Quando o homem quiser ficar acima de Deus, ele será confundido". O mundo é rico de beleza e foi construído com infinita precisão para o bem-estar do ser humano. Portanto, todo ser vivo faz parte de um contexto ecológico que dá equilíbrio à Natureza, de forma que qualquer agressão ao meio ambiente é querer contrariar a inteli­gência de Deus. 
Neste instante, mares, florestas, montanhas, rios, desertos e geleiras clamam através de um choro desequili­brado, para que deixemos de fazê-los sofrer alterações que matam animais, aves e ár­vores, peixes e répteis. Estas alterações ainda são as últimas manifestações da misericórdia da Mãe Natureza, avisando que os homens estão per­dendo o teto divino e estão caminhando para a destrui­ção de sua grande morada planetária.

O Brasil tem, na Floresta Amazônica, o pulmão do mundo. Mas, nós sabemos do desmatamento, das queimadas e dos incêndios que corroem esse pulmão. Assim sendo, a responsa­bilidade do povo desta na­ção passa a ser maior, quando consciente de que o resto do mundo tem co­mo esperança a Amazônia. Sabemos que, se tudo continuar assim, o único verde que nos restará será o de uma saudosa esperança.
“Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.” (Hebreus 6:10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário