domingo, 18 de setembro de 2011

A verdade da verdade


A Verdade andava muito triste por dificilmente encontrar espaço no coração e na mente do homem. Certa feita, resolveu reunir todos os sentimentos na casa da irmã Esperança, objetivando descobrir uma forma certa de chegar até o ser humano sem assustá-lo. Satisfeita com o convite, o sentimento Mentira se fez presente para dizer sua "realidade" e gracejando foi o primeiro a falar: - Ora, dona Verdade, se os homens gostassem de você, desprezariam a mim, assim como desprezariam a Inveja, o Ciúme, o Egoísmo, o Orgulho, a Vaidade, a Idolatria, o Ódio, etc. Se somos a maioria preferida da humanidade, porque iríamos ajudá-la?
Os sentimentos citados pela Mentira, gracejaram, e o Ódio concluiu aquele raciocínio da seguinte forma: - Como vê, dona Verdade, você não é vista como pura nem bela, você é muitas vezes a grande causa de nossas presenças na vida de cada criatura que por medo, busca em nós, o alívio da dor a ter que enxergá-la.
Foi então que a Ternura impôs silêncio com a chegada do Amor, que deu seu parecer finalizando aquela reunião: - Paz para o mundo! Querida irmã Verdade, você é a ótica mais profunda do homem em si próprio, e essa ótica só é suportável aos que possuem a dignidade de se corrigirem a partir dos próprios erros. O homem pode maquiar seu exterior com outras aparências de sentimentos, mas, jamais seu interior, porque a plástica para as deformidades morais só é possível através da fé e da coragem. Assim sendo, Irmã Verdade, sempre que tiver que se apresentar a um medíocre, faça-o como Jesus Cristo, utilize a misericórdia da parábola e saiba que, mesmo assim, poderá ser crucificada. Porém, não se preocupe, na vida de cada criatura, a verdade se materializará com o tempo, provando que a mentira que tanto envaidece, foi e será sempre o grande mal na vida de cada ser humano, até que ele suporte perdoar-se. Nesse instante, eu estarei presente como bálsamo para as dores do corpo e da alma de cada vida que achou sua cura na verdade. Por isso e para isso, eu sou o Amor.
Abordei esse tema hoje, porque os que não se baseiam na verdade, apenas adiam o sofrimento de encará-la e preferem coisificar a vida. É preciso ter discernimento, pois há certos "amigos" que muitas vezes nada mais são que o mal travestido de bem, assim como alguns "inimigos" não passam de amigos inconformados, que através de verdades aparentemente ferinas, nos acordam para o verdadeiro bem.
Perdemo-nos em alguns caminhos da longa trilha do aprendizado da arte de viver, porque a nossa vaidade prefere o comodismo da alienação enganadora que massageia nossos egos com mentiras, à toda e qualquer verdade que liberte, pois muitas vezes a liberdade custa o preço de uma dor. Em razão disso, deixamos que pessoas nos manipulem, trabalhando psicologicamente nossos valores pobres, numa ambiguidade de interesses em lucros, até porque, rara é a relação que não implica em interesses, barganhas e troca de favores no sistema de globalização.
Os bajuladores são os primeiros a apunhalarem pelas costas, os seus pseudo-ídolos, e, aqui pra nós, sabemos que esses tipos de “amigos” nada mais são do que estimuladores de erros, esperando a hora da queda provocada pela fragilidade de um ego vaidoso, para só então se sentirem melhores (mais poderosos).
Se olharmos bem, não temos amigos ou inimigos; temos apenas irmãos,instrumentos enviados pela Providência Divina, para nos ajudar, ou nos burilar na grande travessia da existência. Só quem peca e não teme a Deus não é atendido em preces, receba unção divina e peça inspiração para ser sempre convicto da sua verdade real. Agindo assim, dificilmente seremos surpreendidos e assaltados pelas mentiras que atraem misérias físicas, morais e espirituais para nós e para o mundo. Atentem para o texto bíblico: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará...” (João: 8:32).


Um comentário: