sábado, 22 de março de 2014

O COLO DE DEUS


A alegria é tão fundamental na vida de uma alma sensível que, se a inspiração demorar, ela corre o risco de se perder num emaranhado de sentimentos pequenos, sem cor, sem sabor, sem vida e sem poesia.

A certa altura da nossa existência, sentimos mais medo de uma depressão, do que de um inimigo declarado. É que a depressão vai escrevendo um texto desagradável e pesado, sem explicação do futuro. O inimigo declarado já se declarou; sabemos tudo o que ele pode fazer. Só ele é quem não sabe o poder que temos de ignorá-lo.

Temos que temer a tristeza, porque ela arranha o cristal do viver em paz. E temos que ter cuidado, porque ela, em si, tem a sua importância. É nos períodos de depressão que aprendemos a viver e a encontrar o Criador nas coisas simples. Com a tristeza, adquirimos a consciência de que a alegria só vale a pena, se for construída na lágrima que choramos no colo de Deus.

Se todos nós vivêssemos eternamente sorrindo, o mundo iria parecer um grande circo. Por outro lado, se vivêssemos apenas tristes e monótonos, nós iríamos parecer figurantes num filme do cinema mudo, sem a arte e a graça de Charles Chaplin. Enquanto estamos alegres ou tristes, sérios ou empolgados, somos educadores uns dos outros. E, não poderia deixar de acrescentar, o outro não é o inimigo; o outro é a lição do dia.

Somos inocentes em instantes, nos quais nos consideramos loucos e tristes, porque talvez aí esteja o nosso momento de grande sabedoria, que ficará depois que formos. Quantas vezes rimos de coisas que nos fizeram sofrer. E quantas vezes choramos por coisas que pensávamos ser alegria. Mas são raras as vezes em que refletimos o crescimento elevado que conseguimos nas evoluções cíclicas do viver.

Eu sou um laboratório da Natureza, feito de alegrias, tristezas e indiferenças. E sou, acima de tudo isso, um complexo que resulta em essência, que me faz me ter como amiga e irmã. Amar a minha própria companhia. E quando tudo parecer distante, ter a certeza de que eu tenho o colo de Deus.

“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e Ele tudo fará.” (Salmo 37:5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário