Desde que Cristo veio ao mundo, seus seguidores vêm divulgando o Seu nome aos quatro cantos do planeta, seja por motivos realmente evangélicos ou meramente proselitistas. Levados pela passagem bíblica "ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura", muitos adeptos de diversas correntes do cristianismo se empolgam com pregações cheias de raciocínios sutis, na tentativa de engrossar suas fileiras. Entretanto, permanecem vazios de conteúdo moral, por esquecer de outra passagem, na qual se diz: "Não usarás o nome de teu Deus em vão".
Por séculos, várias personalidades, sistemas ideológicos e formas de poder vêm se utilizando da mensagem do Cristo em benefício próprio. Contudo, até bem pouco tempo, ainda não se havia estabelecido uma associação entre o nome de Jesus e as logomarcas ou slogans das grandes empresas capitalistas ou de seus produtos. Jamais se havia utilizado estes símbolos comerciais para se divulgar a mensagem de Jesus, numa banalização lamentável da mesma, como a que acontece com as camisetas-propaganda, onde se leem frases do tipo "Jesus, o número um" ou "Cristo e você, tudo a ver". Quando olhamos estas camisetas, o que vem de imediato à nossa mente é a imagem dessa ou daquela empresa que gasta milhões em mídia para fixar sua marca e seus produtos através de um forte e bem pensado sistema de símbolos. A mensagem de Jesus - que, muito mais que simbólica, é totalmente prática e só compreendida quando vivenciada - acaba, nestes casos, se diluindo no emaranhado de signos, que condicionam nossas mentes para o consumo irrefletido e automático. O que, à primeira vista, poderia funcionar como um ato de subversão ao sistema e sua ideologia, termina por endossar suas práticas de alienação.
O símbolo é planejado para falar por si só e tem por trás dele toda uma gama de significados que fogem à nossa percepção consciente. Ele atua de maneira sutil, quase hipnótica, como outros símbolos não religiosos, que ainda hoje magnetiza milhares de indivíduos e tem se constituído num intrigante objeto de pesquisa para os estudiosos. É óbvio que as pessoas que utilizam as camisetas-propaganda, associando o nome de Cristo ao de grandes marcas comerciais, não têm consciência de tais processos. Mas isso só reforça o que estamos dizendo, já que uma das características do símbolo é atingir os níveis subconscientes dos indivíduos, levando-os a absorver, de maneira acrítica, as mensagens por ele veiculadas.
"Em verdade, em verdade vos digo" que o que parece uma boa forma de reverenciar a figura de Jesus, acaba constituindo uma mídia humana maciça e gratuita, que faz circular, ainda mais, símbolos já tão impregnados de valores contrários à mensagem do próprio Cristo. É preciso "Dar a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus", pois Jesus não é uma nova etiqueta de moda, prometendo o reino da "felicidade" instantânea, que constituiu o grande engodo do símbolo. A mensagem do Cristo revela uma opção de vida, exige o exercício prático de uma fé raciocinada, principalmente, na ética e na moral. Não é uma grife adornando a aparência para reforçar a ideologia do ter. É um caminho que se quer, ponte entre os homens, como único e insubstituível modo do Ser. Afinal, não é Cristo quem tem que vestir a camisa das empresas capitalistas, e sim as empresas que têm de vestir a camisa de Cristo.
A Paz dr Cristo continue te enchendo todos os dias.
ResponderExcluirConcordo plenamente com o artigo acima, escrito de maneira simples mais de uma realidade tremenda.
Deus continue lhe inspirando para escrever textos como este, mostrando a grandeza do Deus a quem servimos.
Um abraço fraternal
Que Deus te abençoe!!
ResponderExcluirUm artigo realista e muito coerente.Parabens pelas palavras escritas de maneira clara e objetiva.
Um grande abraço sincero.
Márcio Marques.
Este artigo é digno de se tornar tema de preleções em muitos congressos não somente no Brasil mais em vários países de tradição cristã.
ResponderExcluirO bom senso e o verdadeiro zelo pelo nome e pessoa de Cristo leva-nos a não somente concordar com esta reflexão, mas também nos convoca a uma tomada séria de posição em relação a tema proposto.
Meus parabéns tia Adelma! Que Deus continue te iluminando.